quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Às servidoras e servidores públicos aposentados de São Bernardo do Campo

Nós servidores e servidoras da ativa e aposentados dos mais diversos setores que compomos a CHAPA 2 para as eleições do Sindserv, gostaríamos de dialogar com você, aposentada e aposentado do serviço público de são Bernardo do Campo.


A atual gestão do SINDSERV composta pela CUT e apoiada pelo prefeito de São Bernardo do Campo está fazendo da eleição do sindicato um momento de disputa desleal, desrespeitando a decisão dos trabalhadores e fomentando mentiras e calúnias contra a CHAPA 2 (uma dessas mentiras é a de que a CHAPA 2 teria dirigido o sindicato por 14 anos).
A eleição já aconteceu e a chapa 1 perdeu, apesar de ter todo o processo eleitoral sob o seu exclusivo controle. Perdeu porque a categoria está cansada de ser maltratada pelo governo e por aqueles que dizem lutar por nossos interesses, mas lutam pelos interesses do governo e de seu partido político, o PT. Após ser derrotada pela categoria nas urnas e reconhecer publicamente a nossa vitória, segundo matéria do Diário do Grande ABC a direção sindicato teria sido incitada pelo governo a dar um jeito para chamar nova eleição.
Essa direção, que deu um golpe na eleição do sindicato, fez com que a greve histórica do funcionalismo tivesse um desfecho trágico, pois a negociação realizada trouxe grandes prejuízos aos servidores públicos: ficamos sem aumento real e sem reposição da inflação em 2015, nenhum item da pauta de reivindicação foi atendido, e cerca de 200 aposentados foram excluídos do acordo coletivo.
Para nós, servidores que aderimos à greve, a péssima negociação feita pela direção acarretou em descontos e faltas – descontos que, na maioria dos casos, foram maiores do que o abono recebido; e faltas que se mantiveram, mesmo após a compensação dos dias parados!
Não bastasse tudo isso, o convênio médico está de mal a pior e quem mais precisa de assistência sofre com a falta de médicos, descredenciamento de hospitais, lentidão no agendamento de consultas e exames, atrasos e até mesmo negação nas autorizações de cirurgias e tratamentos médicos.
Desde o ano passado, servidores públicos aposentados e não aposentados se reuniram em um grupo denominado USUÁRIOS DO IMASF para cobrar melhorias no atendimento, lutar contra a falência do nosso plano de saúde, pelo recredenciamento de hospitais e contra o aumento abusivo nas mensalidades. Integrantes da CHAPA 2 participam ativamente deste grupo.
Lamentavelmente, a direção do sindicato se recusou a participar desta luta e, diante dessa omissão, o governo impôs um projeto de reestruturação do IMASF com criação de mais cargos comissionados com altos salários e que na prática não apresentou nenhuma melhoria na assistência médica. Isso tudo após o abusivo aumento da mensalidade em quase 14%!

Queremos um SINDSERV a serviço de todos os servidores

Reconhecemos a importância de quem dedicou toda a sua vida a servir bem à população de nossa cidade e por isso estranhamos demais que ainda não exista no sindicato nenhuma secretaria específica para tratar das questões dos aposentados.
Precisamos de um sindicato que atue em defesa dos direitos e pela valorização dos aposentados; que faça sim festas, churrascos, passeios e parcerias, mas que não exclua nenhum trabalhador dos acordos coletivos e não deixe de lutar para que os servidores públicos tenham assistência médica decente, reajustes salariais e reposições das perdas inflacionárias.
Recentemente, a direção do sindicato e sua chapa 1 afirmaram que a CHAPA 2 não respeita aposentados, que seríamos contra festas, passeios e atividades culturais. Segundo relatos de alguns servidores, teriam dito que a CHAPA 2 acabaria com programas habitacionais, que são do governo federal (!).
Diante destas afirmações injuriosas, esclarecemos: a CHAPA 2 NÃO É CONTRA a organização de festas e outras atividades de integração, nem tem posicionamento contrário a projetos habitacionais ou outros programas sociais.
O que somos contra é com o abuso da boa-fé das pessoas para angariar votos.
Assim como causa profunda indignação os casos de corrupção envolvendo a Petrobrás, porque não é correto que recursos de empresa pública sejam usados para bancar campanhas partidárias, também não é correto que material de campanha seja entregue ao mesmo tempo com convites para festas do sindicato, nem que atividades do sindicato sejam utilizadas para propaganda da chapa que dirige o sindicato.
Compreendemos que o papel de uma direção de sindicato precisa ser o de fomentar o espírito de unidade, solidariedade, cooperação e respeito entre os trabalhadores, e não jogar servidor contra servidor como tem feito a chapa 1 quando mente e calunia a nosso respeito.  
Por isso chamamos você, servidor e servidora aposentado e aposentada, a ir até o sindicato nos dias 26 e 27 de novembro e votar na CHAPA 2 para construirmos juntos um sindicato de fato sob o controle dos servidores públicos. Um Sindserv de todos e para todos!

E também pedimos seu voto na eleição do IMASF, para a CHAPA USUÁRIOS DO IMASF.


CHAPA 2
OPOSIÇÃO UNIFICADA: ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA

“NADA SERÁ COMO ANTES”

Nenhum comentário:

Postar um comentário